CONHEÇA A TSURU CONSULTORIA E PSICOLOGIA
A Tsuru é uma Consultoria especializada na Gestão de Talentos e Desenvolvimento de Pessoas e que valoriza o bem mais precioso das organizações: as pessoas. Com soluções focadas em atração, seleção, mapeamento e desenvolvimento de talentos, contribuímos para que nossos clientes consigam ter sucesso em seus propósitos, encontrando e desenvolvendo as pessoas certas para os lugares certos.
Sobre o nosso símbolo: O Tsuru é uma ave sagrada do Japão. É o símbolo da saúde, da boa sorte, felicidade, longevidade e da fortuna. Acredita-se que através de seu bater de asas era possível levar almas para o céu e ajudar a pessoas a atingir a iluminação. Por isso, é considerado tesouro nacional lá.
Segundo as lendas, acredita-se que o tsuru possa viver até 1000 anos, por isso, se a pessoa fizer 1000 tsurus, usando a técnica do origami – arte oriental milenar de dobradura do papel, com o pensamento voltado para um desejo, ele poderá se realizar.
A técnica de origami, não usa cola ou qualquer outro artifício, apenas habilidade, atenção, delicadeza e dedicação, que remetem aos valores que mantemos na Tsuru Consultoria e Psicologia.
O Tsuru simboliza a nossa preocupação em respeitar as pessoas, em buscar reconhecer e extrair o melhor e o mais belo de cada uma delas e em fazer o bem, contribuindo para melhores relações entre as pessoas e as organizações e entre as pessoas e seus próprios talentos.
Conheça mais sobre nosso símbolo:
ORIGAMI é uma palavra japonesa composta do verbo dobrar (折り=ori) e do substantivo papel (紙=kami). Significa literalmente, “dobrar papel”.
Para o origamista, o ato de dobrar o papel representa a transformação da vida e ele tem a consciência de que esse pedaço, um dia, foi a semente de uma planta que germinou, cresceu e se transformou numa árvore. E que depois, o homem transformou a planta em folhas de papel, cortando-as em quadrados, dobrando-as em várias formas geométricas representando animais, plantas ou outros objetos. Onde os outros viam apenas uma folha quadrada, o origamista pode ver a origem de todas as formas se transbordando.
O grou-japonês ou tsuru, uma ave considerada tradicionalmente sagrada, tornou-se o símbolo do origami. Ninguém sabe quem é o autor da sua criação. O grou tem uma vida longa e por isso foi associado à prosperidade, saúde e felicidade.
Mais do que um simples papel dobrado, o origami é um símbolo de paz, utilizado há séculos em cerimónias e festivais japoneses. Os origamis de tsuru se tornaram famosos pela história de uma menina de 12 anos, Sadako Sasaki, vítima da bomba atómica da Segunda Guerra Mundial.
Sadako fez 646 grous (tsurus) antes de morrer, na esperança de pedir um desejo de cura, segundo a lenda que diz que quem faz 1000 mil tsurus em origami tem direito a um desejo concedido pelos deuses. Os seus amigos fizeram mais 354 para completar os 1000 tsurus após sua morte, e tornou o origami de um tsuru um símbolo de paz mundial.