5 DICAS PARA ELABORAÇÃO DE CURRÍCULOS

Elaborar, enviar e/ou cadastrar currículos nas vagas são os primeiros passos para abrir novas portas na sua vida profissional, mas nem sempre é tão simples quanto parece.

Elaboramos essas dicas pensando nos principais pontos para te ajudar a ter mais chances de ser convidado para as etapas do processo seletivo.

Dica #1 Atualização
As informações do seu currículo devem estar atualizadas, ser claras, objetivas e corretas. Verifique os dados inseridos e revise a ortografia. Mantenha sempre sua página no LinkedIn atualizada também, com os mesmos dados do currículo. Usar a rede para network e contato com recrutadores pode te ajudar. O currículo é a sua apresentação inicial, então capriche na elaboração.

Dica #2 Dados pessoais e Foto
A foto é opcional. Caso queira incluir a foto em seu currículo, certifique-se de que a foto está nítida e reflete a apresentação pessoal que você quer que a empresa conheça. Pela sua proteção, não insira seu endereço completo – apenas o bairro, Cidade e Estado são suficientes. Também não inclua o número dos seus documentos, estas informações serão solicitadas durante as etapas do processo, caso seja necessário. Se você concorre a vagas que exigem CNH, disponibilidade para viagens, disponibilidade para mudança ou algum outro dado específico, lembre-se de incluir estas informações também.

Dica #3 Experiência
Descrever suas experiências, relatando as principais responsabilidades, desafios e resultados, vai te ajudar a esclarecer sobre suas competências para os recrutadores. Inclua as experiências sempre começando pela mais recente, mencionando o período de trabalho (mês e ano de início e fim), no mesmo formato que o LinkedIn propõe. Esteja atento às experiências exigidas na vaga e certifique-se que seu currículo menciona os mesmos termos e palavras-chave.
Foque nas responsabilidades mais constantes e relevantes, evite criar currículos gigantescos relacionando todas as micro atividades que você realizava. Foque no que é importante!

Dica #4 Objetivos
Saber o que você busca é um dos pontos principais para você e para o recrutador também. Deixe claro em seu currículo quais são seus objetivos profissionais – cargo ou área. Quando se inscrever nas vagas, analise bem as exigências e requisitos e avalie se faz sentido com aquilo que você busca e com o que tem a oferecer. Se você atender 70% dos requisitos técnicos, se inscreve, pois conhecimento você adquire rapidamente e a empresa pode te apoiar nisso. Se a sua experiência for genérica ou se estiver mudando de área, é imprescindível que você inclua esta informação no seu currículo. Fuja de frases como: à disposição da empresa ou correlatas.

Dica #5 Inscrições em vagas
Boa parte das empresas solicitará que você realize sua inscrição para a vaga através de sites e/ou plataformas de Recrutamento e Seleção. Esteja atento aos dados solicitados e busque inserir as informações de forma completa e correta. Verifique as palavras-chave solicitads na vaga, como nome do cargo, experiência, formação e certifique-se que estas palavras também constarão em seus dados inseridos (desde que seja verdade, é claro!), isso ajudará a IA destas plataformas a classificar melhor o seu currículo no momento da triagem. Quando você se inscreve para vagas online seu currículo é enviado para uma base de dados e passa por um sistema de triagem. Se você não inclui as palavras corretas para identificar suas habilidades e experiências, dificilmente será selecionado para próxima etapa.