Da mesma série dos posts anteriores, a Tsuru vem continuar o papo sobre produtividade.

 

A pergunta do século: você procrastina?

A resposta do século: todo mundo procrastina ou vai procrastinar em algum momento.

Procrastinar significa deixar algo para depois. Ou podemos ver a procrastinação como uma tentativa de gratificação imediata em não fazer nada naquele momento.

Mas, espera ai… Não é só isso não!

Sabe quando você faz um monte de coisa irrelevante para adiar o que precisa fazer? Então, tenho uma notícia: você está procrastinando!!!

Mas ai você se pergunta: por quê eu procrastino, Tsuru?

Geralmente o motivo vem da falta de sentido naquela atividade.

Você vê sentido no que está fazendo?

Dica: visualize o objetivo final, assim a tendência de execução aparece mais fácil.

Você se lembra da Matriz de Eisenhower que apresenta a regra para priorização? A Escola Conquer te apresenta, também, a matriz da procrastinação:

Perceba a discrepância… é gritante! Quando você “deixa pra depois”, a tarefa se torna desesperadora. E ai o prazer se perde, né?

Mas calma, procrastinar não é sinônimo de preguiça, tá? Ela pode estar atrelada a ansiedade, medo de críticas e perfeccionismo, por exemplo. Se isso começar a atrapalhar seus objetivos diários e/ou seu bem-estar, procure ajuda.

E o que eu preciso fazer, Tsuru? Ter foco, bons hábitos, se planejando, tendo disciplina e objetivos… ah, e EQUILÍBRIO.

Meu Deus… mas como eu consigo ter tudo isso?????

Vamos começar com o foco… Primeiro de tudo, pare e se pergunte: como está a sua capacidade de foco?

A habilidade de focar é uma competência, e adivinha? Pode ser desenvolvida!

Esse foco não tem relação com vontade ou persistência, mas sim a habilidade de se manter concentrado e atento.

Você sabia que a nossa maior distração é o celular? As notificações pipocando e a gente fica se alternando entre a tarefa e o lazer. Além disso, barulhos excessivos e conversas paralelas também podem tirar o nosso foco. Por isso, procure analisar as suas distrações e tente eliminá-las.

O que eu posso fazer na prática, Tsuru?

 
  1. Limite o uso do celular durante atividades importantes e tire ele do seu campo de visão sempre que possível;

  2. Aprenda a dizer não a tarefas que não te acrescentarão em nada;

  3. Exercite a habilidade de focar (lendo e jogando, por exemplo);

  4. Mantenha o seu ambiente de trabalho organizado – bagunça tira o foco sabia?

  5. Planeje o seu dia!

Existem muitas ferramentas que podem te auxiliar no desenvolvimento do foco:

 

Agora, precisamos falar de hábitos! Você pratica bons ou ruins?

Tudo o que você repete com frequência, vira hábito. Pode ser uma maneira de se comportar também ou uma prática que se torna conhecimento.

Alguns hábitos fazemos no automático, sem ao menos perceber que são hábitos. Se todos os dias, ao acordar, você mexe no celular, isso é um hábito seu.

Todo hábito traz um resultado, negativo ou positivo. Ou seja, se você não pratica hábitos que te levem aos seus objetivos… notícia ruim: você não irá alcançá-los.

Mas calma… agora uma boa notícia: HÁBITOS PODEM SER MUDADOS!

Todo hábito passa por um ciclo: gatilho > rotina > recompensa

Gatilho: todo hábito tem um gatilho que o desencadeia… é o “start”

Rotina: são as ações e as atitudes propriamente ditas… seus costumes e atividades

Recompensa: é um prêmio por ter feito os passos anteriores… sensação de dever cumprido.

Repita com frequência e verá se tornar um hábito. E adivinha? A consistência é o segredo. PERSISTA (E REPITA).

Como?

 
  1. Facilite um novo hábito para você diminuindo o gasto de energia para fazê-lo;

  2. Dificulte um hábito ruim aumentando o gasto de energia que ativa o seu velho hábito.

Nós somos o que fazemos repetidamente, a excelência, portanto, não é um ato, mas um hábito – Aristóteles

Mas Tsuru, para ter bons hábitos eu preciso de disciplina no ciclo né? SIM!

 

Ter autodisciplina é ter capacidade de agir, manter a motivação e impulsionar ações, não importa como e onde.

Mas… ser disciplinado não é ser motivado. Ou seja… se você é uma pessoa disciplinada você consegue agir ou reagir apesar da sua falta de vontade.

Outra coisa: disciplina não é diretamente proporcional a não ter momentos de lazer, tá? E muito menos de ser restrito ou limitado. Disciplina é AUTOCONTROLE. Ela tem muito mais a ver com a sua persistência, reações e ações frente aos acontecimentos ao seu redor do que sobre o que você deixa de fazer.

A disciplina envolve:

  1. Perseverança;

  2. Lidar bem com contratempos;

  3. Autocontrole;

  4. Resistência a distrações;

  5. Não desistir fácil das situações difíceis.

E tem benefícios, hein (Tá curioso para saber quais? Tá lá no insta da Tsuru: @tsuruconsultoria)

Como ter disciplina então?

  1. Defina seus objetivos;

  2. Respeite seus horários;

  3. Respeite prazos;

  4. Gerencie o tempo e crie rotina;

  5. Elimine distrações;

  6. Busque novos caminhos para melhores hábitos;

  7. Identifique e elimine obstáculos;

  8. Preste atenção ao seu desenvolvimento;

  9. Encontre uma motivação para fazer acontecer.

  10. Desenvolva seu foco.

  11. SE PLANEJE

Planejar? Sim, planejar!

O planejamento contribui para que você tenha a tranquilidade de saber que tudo o que precisa ser feito, será feito na hora e no tempo certo.

Por isso, se planejar é primordial para antever riscos e evitá-los. Bora tornar suas estratégias mais assertivas!!

Mas como, Tsuru?

Aqui a gente sempre ensina, vamos lá:

Metódo PDCA

P = Planejar (Plan)

D = Fazer (Do)

C = Checar (Check)

A = Agir (Act)

Quando o tempo dedicado ao planejamento (P) é menor, mais tempo será dedicado nas etapas de checar (C) e de agir (A), o que resultará ao final do ciclo em maior tempo gasto e ter que correr atrás do prejuízo depois.

Como você vai se planejar, então:

  1. Defina um local para escrever/anotar;

  2. Revise o que você não fez no dia anterior;

  3. Reveja seus e-mails e mensagens pendentes;

  4. Defina suas tarefas diárias;

  5. Defina o tempo gasto em cada tarefa;

  6. Deixe seu planejamento ao seu alcance;

  7. Revise e reavalie todos os dias;

Dica de plataformas para planejamento:

 

Entretanto, a gente fala de planejar, ter foco, disciplina e dentro de tudo isso, temos um denominador comum… OS OBJETIVOS.

Objetivo é definido como “aquilo que se pretende alcançar quando se realiza uma ação ou propósito”;

Ou seja… quando você tem um objetivo a cumprir, você tem um propósito, um projeto, uma intenção de fazer algo. Ele nos tira da inércia do “deixa a vida me levar” e nos coloca como protagonistas da nossa história.

Chique né? Quando se tem um objetivo, o plano nunca vai ser deixar as coisas rolarem, mas fazê-las acontecerem.

Mas espera… você ter um objetivo, não significa que tudo dará sempre certo. Ter um objetivo nos dá um direcionamento para onde queremos chegar e nos ajuda a PLANEJAR o que faremos e como faremos para alcançar nossos sonhos e planos.

Não é qualquer objetivo também, né? Ele precisa ser concreto e bem definido. Ter uma carreira de sucesso é muito vago, você precisa especificar.

E como você especifica? Utilizando o método SMART:

S = Específico

M = Mensurável

A = Alcançável

R = Realista e Relevante

T = Tempo definido

Ou seja: você precisa ter uma ideia específica (S), que seja possível medir (M). Essa ideia precisa ser alcançável (A), realista e ter relevância pra sua vida (R). Diante disso tudo… você precisará ter um tempo definido de desenvolvimento (T) para esse objetivo acontecer.

Mas (de novo rs), é preciso agir e não só pensar, certo?

Por isso, te apresento o 5W2H

5W – What, Why, Who, Where e When

 

2H – How e How Much

  1. O que (What) você realizará durante esse plano?

  2. Onde (Where) o seu plano de ação acontecerá?

  3. Por que (Why) você precisa realizar esse plano de ação?

  4. Quem (Who) o realizará além de você mesmo?

  5. Quando (When) o seu plano de ação será feito?

  6. Como (How) o realizará?

  7. Quando vai custar (How Much) realizar este plano?

Quanto mais completo é o seu objetivo e plano de ação for, mais chance você tem de alcançá-lo.

Além de tudo isso… no final das contas é preciso equilibrar a vida.

Quando se tem equilíbrio entre as coisas, elas não se sobrepõem, mas se ajustam e se complementam de maneira saudável.

O equilíbrio é conseguir levar a saúde, a família, a profissão e os relacionamentos, lazer e etc… juntos e em harmonia.

Mas se fosse tão simples assim… todo mundo estava equilibrado! Na prática, acabamos sendo absorvidos pela rotina, redes sociais e não percebemos o quanto de tempo estamos investindo de energia nas demais áreas da vida.

Mapeie como você gasta seu tempo e perceba qual é o maior foco que hoje você dá na vida. E depois disso, se pergunte: você se aproxima ou se afasta dos seus objetivos?

 
 
 

Mas como exatamente podemos equilibrar a sua vida?

 
  1. Faça um diagnóstico de como está usando seu tempo dentro e fora do trabalho;

  2. Evite ao máximo levar trabalho para casa;

  3. Reserve um tempo para se dedicar a atividades off-line;

  4. Reserve um tempo para se dedicar ao seu desenvolvimento (em todas as áreas da vida);

  5. Tenha uma agenda e a respeite;

  6. Saiba se desconectar;

  7. Faça exercícios físicos e se alimente bem sempre que possível;

  8. Reserve um tempo de qualidade para a sua família e amigos!

Acima de tudo:

BUSQUE ENCONTRAR SATISFAÇÃO EM TODAS AS ATIVIDADES: O PESSOAL E O PROFISSIONAL PODEM SER IGUALMENTE RECOMPENSADORES!

 
 
 

E digo mais… no insta da Tsuru tem posts sobre tudo isso e muito mais! Bora lá dar uma espiadinha? @tsuruconsultoria